“a arquitetura começa onde a engenharia acaba”
Walter Groupius
O estudo do território e a integração do objeto no lugar têm estado sempre presentes no desenvolvimento dos meus trabalhos como arquiteto. A convicção de que a arquitetura advém sempre do entendimento destes e do estudo do programa, de quem vai habitar o espaço, e dos seus objetivos programáticos e económicos tornaram-se referencias maiores que resultam em casas e edifícios com identidade própria, únicos e irrepetiveis.
Por outro lado, a marcha imparável do tempo trouxe consigo novos desafios na area da construção. Com o êxodo rural para as cidades, a população urbana ultrapassou largamente o programa habitacional nas grandes urbes. O problema da habitação acentuou-se, e hoje precisamos que as novas tecnologias construtivas encontrem soluções inovadoras para a resolução de um dos maiores problemas do mundo moderno: o direito à habitação digna.
A altura da crise de 2010, que teve grande incidência no mundo da construção, constituiu oportunidade para me dedicar ao estudo de novas tecnologias de construção, novos materiais e novas metodologias construtivas.
Esta fase da minha vida permitiu-me desenvolver uma candidatura para investigar e criar um novo sistema construtivo modular, para casas e edifícios de vários pisos, que procurasse maiores e melhores critérios construtivos, mais sustentáveis, mais rápidos e mais económicos.
O desenvolvimento de um sistema modular que permitisse a construção em altura, que se constituisse como uma evolução à construção tradicional e que desse resposta à emergência na habitação, foi um desafio apoiado pela UE-União Europeia, num projeto de 1,8 milhões de euros, entre fundos europeus e investidores privados. Todo o capital foi aplicado em investigação, desenvolvimento do sistema, e um exigente sistema de testes feitos por entidades externas, que possibilitassem que o processo construtivo pudesse acomodar toda a mais exigente legislação europeia e americana. Os testes foram ao limite da construir dois edificios em altura, devidamente licenciados nos respetivos municipios, construídos, e validados.
O “Sistema Modular Opti” resulta destes 5 anos de investigação, através da conclusão do ambicioso projeto de investigação que coordenei, e nos quais trabalhei em conjunto com universidades como o IST-Instituto Superior Técnico e a UMA, e de institutos como o LREC-Laboratório Regional de Engenharia Civil e o Miti-Madeira Interactive Technologies.
Apos a conclusão do moroso e dispendioso processo de investigação, o sistema foi nomeado para vários prémios, no qual se destaca o “regiostar awards” da UE, tendo mesmo vencido o premio de a revista construir para “melhor projeto de investigação” e “melhor sistema construtivo”, o que abriu as portas à sua implementação em Portugal.
Seguiu-se a sua materialização em várias casas e edifícios já construídos, como são os casos da “casa RJ Martins”, da “sala de pessoal da A.R.M – Águas e Resíduos da Madeira”, ou mais recentemente do Hotel “Pestana Studios”, no Funchal.
O Sistema Opti, resulta de anos de investigação e desenvolvimento, através de anos de investigação e de projectos já desenvolvidos pelo Arq. Bruno Martins sua equipa, e das parcerias firmadas junto de universidades como o IST e a UMA, e de institutos como o LREC e o MITi.
O sistema permite a construção modular de casas e edifícios, usando as mais avançadas tecnologias construtivas para garantir uma construção com elevados padrões de qualidade, reduzindo muito os prazos, e disponibilizando no mercado as melhores casas ao melhor preço.
O uso deste inovador sistema optimiza todo o processo de construção, através do seu processo construtivo que privelegia a estrutura metálica e painéis compósitos de elevada qualidade, na construção de casas e edifícios que cumprem com toda a mais exigente legislação europeia e americana, estando já devidamente preparadas para o cumprimento das normativas europeias aprovadas em 2020.
O sistema já usado em diversas moradias, equipamentos e hoteis, cumpre toda a mais exigente legislação em vigor na União Europeia e nos Estados Unidos da América, dando as melhores garantias do ponto de vista estrutural, construtivo, arquitetónico, segurança, resistência ao fogo, energet́ ico, acuśtico e térmico.
Todos os materiais usados foram sujeito a diversos testes de segurança e caraterização.
As construções edificadas com a solução Opti estão preparadas para resistir a sismos, ventos ciclónicos, e condições atmosféricas austeras.
É um sistema construtivo que integra no seu conjunto componentes leves e manuseáveis, sejam os componentes metálicos estruturais, mas também todos as paredes, tectos e coberturas em painéis sanduiche, respectivos pavimentos, e demais acabamentos. O conjunto dos seus elementos de construção, associados e coordenados, resultam num sistema construtivo que permite a construção de casas e edifícios muito optimizados no seu custo, permitindo prazos de execução em obra muito reduzidos. Todos os seus componentes encontram-se dimensionados para poderem ser manuseados sem maquinarias, e podem ser facilmente armazenados e transportados em contentores “standarizados”, permitindo também uma redução de custos ao nível do transporte e estaleiro de obra.
O sistema construtivo desenvolve-se a partir de uma métrica estrutural rígida, a qual se encontra preparada para poder continuar a aumentar verticalmente e horizontalmente, permitindo que os edifícios e casas OPTi possam crescer durante o seu período de vida.
O sistema construtivo desenvolve-se a partir desta e de outras premissas que a arquitectura define, sempre com a perspectiva de optimização de espaço, de custos, e de facilidade no processo construtivo.
A excelência do sistema resulta de anos de investigação e desenvolvimento, através dos projectos já desenvolvidos pelos seus sócios e equipa, e das suas parcerias junto de universidades como o IST-Instituto Superior Técnico e a UMA-Universidade da Madeira, de institutos como o LREC e o MITi.
Trabalhamos permanentemente com os nossos parceiros, no desenvolvimento do nosso sistema construtivo de excelência.
Acredito que a inovação e o permanente desejo de melhorar os nossos processos são fundamentais para o desenvolvimento da melhor tecnologia construtiva, ao melhor preço.