Hotelaria
Para poder falar no ultimo hotel construído pelo grupo Pestana, tenho primeiro de falar da forma como se construiu este edificio, e de o mesmo nao ter demorado mais de 8 meses até estar terminado. Mas como, quando sabemos que um hotel com 3.500m2 e 75 quartos teria de ter um tempo de construçao de pelo menos o dobro?
Para responder a esta questão, teria de recuar até 2013, altura onde me debruçava sobre tecnologias de construção e o seu papel na arquitetura, na habitação e restantes programas. É um tema que sempre me cativou pela ambivalencia de sentimentos. Porque sempre acreditei que a melhor arquitetura depende muito do lugar e da sua integração no territorio. Mas podemos ter sempre arquitetura de autor, em todo o lado e com todos os custos que isso acarreta? E numa altura onde se questiona a sustentabilidade do planeta e nas opções que fazemos tambem na construção, é legitimo projetar em cenarios de abundancia? E sempre com soluções unicas e não repetiveis? Sao boas perguntas, e nao têm resposta facil. Na verdade, penso que a sua resposta dependerá sempre do contexto onde o edificio se insere, da significância que deve ter, do programa da arquitetura, e claro, também com o bolso de cada um. Ahh... e muito importante: das legitimas aspirações que todos temos em ter habitação digna. É precisamente por aqui que começa a minha pesquisa na construção modular. Se por um lado a repetiçao exaustiva de sistemas modulares pode tornar a arquitetura menos significante, não é menos verdade que nao vamos conseguir resolver o problema da habitação sem sermos mais inventivos. E sem antes cuidarmos de ser mais sustentaveis nas nossas soluçoes. A questão nao poder apenas economica, mas tambem ambiental. E tem de responder ao programa da habitação, mas tambem da hotelaria e dos equipamentos. Para poder responder a todas estas questões, dediquei cerca de 5 anos da minha vida em investigação, jcoordenando um ambicioso projeto de investigação, que juntou o IST-Instituto Superior Técnico, o LREC-Laboratório regional de engenharia civil e a betar-estudos e projetos, trabalhando com reputadissimos professores como o Antonio Gago ou Jorge Proença, ou engenheiros como o Carlos Magro ou o Miguel Villar. No final deste percurso, não poderia haver maior validação possivel do que o grupo Pestana apostar no sistema construtivo, que foi primeiramente por mim invisionado, mas cujo resultado final é mérito de muito mais gente.
E isto leva-nos finalmente ao projeto do Pestana Studios, localizado mesmo ao lado do extraordinario Casino Park Hotel desenhado por Oscar Niemeyer. Assente numa estrutura metalica, e revestido a paineis de lã-de-rocha de elevada densidade, o sistema construtivo seco, permite prever todas as fases de obra e quantificá-las com precisão, evitando – para quem o saiba fazer – nao apenas surpresas indesejadas, mas também tempos precisos de execução e custos controlados. E suprime muito tempo em relaçao a métodos mais convencionais. Apesar de poder ser mais económico que a construção dita tradicional, não é como muitos pensam, muito mais barato. Mas é certamente mais sustentável, muito mais rápido, e mais importante, mais evoluido em todos os sentidos, o que se reflecte na sua qualidade construtiva, na sua durabilidade e manutenção.
A estrutura à vista permite a sua protecção contra o fogo que os paineis fornecem. Uma soluçao estetica interessante e singular que baliza a aparencia de todas as construção desta natureza. Apesar de todo e qualquer edificio, construido neste sistema, ter assim uma estrutura e métricas muito rígidas - o que representa um esforço adicional aos arquitetos – tambem é verdade que a sua estrutura aparente revela grande elegância e forte identidade. É o que se passa no Hotel Pestana Studios, com uma imagem claramente marcada das construções contiguas. Mas bem relacionada com toda a envolvente, integrando-se bem através da sua implantação, volumetria e arquitetura.
Uma palavra de agradecimento ao grupo Pestana, que nao teve receio em inovar e apostar neste processo construtivo. Porque este edificio nao é apenas um projeto de arquiteura e uma construção. Pode ser um caminho, ainda por desbravar, de se poder pensar a construção de outra forma, mais sustentavel e amiga do ambiente. E para quem ainda precise por esse mundo fora de habitação mais economica, um desafio para se poder continuar a trilhar este tipo de soluções.
Fechar Projecto