Arquiteto de profissão e autor de inúmeros projetos nomeados e premiados como a “reabilitação da fabrica de manteiga” ou a “casa Reis Nunes”, trabalhou ainda como investigador em tecnologias de construção, tendo visionado e desenvolvido o primeiro sistema modular em altura, já implementado no hotel “Pestana Studios”. Foi ainda vereador na Câmara Municipal do Funchal, responsável pelos pelouros do urbanismo, planeamento, reabilitação urbana e mobilidade.
Através do seu estudo e interesse pela construção em topografias complexas, o arquiteto Bruno Martins motivou o interesse da comunidade global de arquitetura, com projetos nomeados e premiados, ganhando reputação enquanto membro de uma nova geração de arquitetos, que combina a investigação e analise, experimentação formal, responsabilidade social, e um forte sentido de integração entre objeto arquitetónico e território. Entre muitos projetos na área residencial, hotelaria e industria, destacam-se os projetos nomeados para prémios como a “casa Reis Nunes”, a “casa Francisco Gomes”, a “casa Cabeço do Resto”, ou ainda o “Spa Casa Velha do Palheiro”.
Acérrimo defensor do património historico, desenvolve vários projetos no âmbito da reabilitação dos quais se destaca a recuperação da antiga “Fabrica de Manteiga” que é finalista do prestigiado “archdaily building of the year” ou o “reabilitação da Quinta Glicínia”.
Projetando sempre em cenários de contenção de custos, o Bruno inicia o seu percurso em sistemas modulares, tendo envisionado e posteriormente coordenado um ambicioso programa de investigação com universidades e institutos”, tais como o “IST-Instituto Superior Técncnico” e o “LREC-Laboratório Regional Engenharia Civil”, entre 2012 e 2014, que resultou na criação e desenvolvimento de 1 inovador sistema construtivo em altura. O sistema construtivo, também ele premiado com o “premio construir” na área da inovação, foi já utilizado em várias moradias, mas também na área da hotelaria.
O vasto percurso em tecnologias de construção e construção modular presente no adn do atelier, permite ter um conjunto de projetos de casas, edifícios e hotéis já construídos através de sistemas modulares diversos, como é o caso do “Hotel Pestana Studios”, o primeiro projeto modular em altura em Portugal, assinado pelo arq. Bruno Martins.
Bruno Martins foi ainda vereador na Câmara Municipal do Funchal com os pelouros do urbanismo, planeamento, mobilidade e reabilitação urbana, entre 2017 e 2021.
Ainda nesse mandato, à frente do Departamento de Ordenamento do Território, coube-lhe finalizar e aprovar os principais instrumentos de gestão do território como o novo PDM do Funchal e o primeiro Plano de Mobilidade da Madeira (PAMUS). Na área do património destacou-se a classificação das pontes históricas do Funchal e das antigas muralhas das ribeiras do Oudinot, tendo continuado o trabalho de excelência na área da reabilitação urbana, ajudando a colocar o Funchal com uma das cidades líderes nos projetos de reabilitação. Neste período, coordenou os projetos de regeneração urbana no espaço publico como são os exemplos da beneficiação da “Rua Fernão de Ornelas”, que se torna um pólo fundamental para atividades em espaço urbano, na beneficiação da “Rua do Bom Jesus” ou da “Zarco Sul”, ajudando o municipio à atribuição do prémio da UE de “Cidade Europeia do Ano em Mobilidade.
A criação de 2 novas “ARU – áreas de reabilitação urbana” no Funchal permitiu criar melhores condições para a reabilitação de mais património edificado ajudando a tornar o Funchal na terceira cidade com mais projetos aprovados no âmbito do IFFRU.
, prémio promovido pela Comissão Europeia para melhor projecto de Investigação na UE.
para o Projecto BMM, em Lisboa, Portugal.
para a Adega Valpolicella Negrar, em Verona, Itália
de ideias para a construção da 'Capela Nossa Senhora da Conceição'
da 'Plataforma de Arquitectura', com a 'Casa Francisco Gomes'
para o 'melhor projecto de recuperação em 2011' com a Fábrica da Manteiga da Calheta, atribuído pelo 'Jornal Construir'
entre os cinco melhores na categoria de Remodelação, na votação 'Building of the Year' da Arch Daily, com a Fábrica da Manteiga da Calheta
na categoria de Habitação, com a 'Casa Reis Nunes'
atribuido pela Overseas Property Professional (OPP), com o projecto 'Hotel Ponta do Pargo Resort'